O Gabinete de Inovação é um laboratório que reúne mandatos das casas legislativas de todo o país para construírem caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros. Uma iniciativa do Instituto Update e Pacto pela Democracia.

Sobre

O Gabinete de Inovação é um programa de fortalecimento de conexões e trocas entre mandatos do legislativo brasileiro por meio de encontros temáticos e produção de conteúdo. Reúne chefias de gabinetes, coordenações institucionais e assessorias parlamentares de mandatos das casas legislativas para compartilharem e construírem caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros.

Promover intercâmbio de experiências sobre inovação no exercício legislativo;

Promover intercâmbio de experiências sobre inovação no exercício legislativo;

Promover intercâmbio de experiências sobre inovação no exercício legislativo;

Mapear inovações nos parlamentos brasileiros.

Realização

Conheça as edições

Edição 2022

Emergência climática nas cidades

A edição 2022 do Gabinete de Inovação teve 6 encontros onlines, realizados em abril e maio de 2022, direcionados para primeiros mandatos de vereadoras e vereadores (eleitos em 2020) comprometidos com a agenda climática e socioambiental.

Em um formato híbrido, com palestras e discussões entre o grupo de participantes, buscou inspirar mandatos a partir de experiências relevantes e conectá-los a especialistas da área socioambiental. O objetivo é contribuir com a construção das metas municipais na NDC brasileira no Acordo de Paris e fortalecer os legislativos municipais frente à ação climática, oportunizando um espaço de diálogo e alianças entre gabinetes com visões, origens e espectros políticos diversos.

A edição 2022 do Gabinete de Inovação foi uma realização do Instituto Update e Pacto pela Democracia, em parceria com Instituto Clima e Sociedade (iCS), Clima de Eleição, Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).

Edição 2021

Um olhar local para o Clima

A memória completa dos encontros, com cobertura dos debates apresentados, além de diversos conteúdos extras para referência e aprofundamento das temáticas abordadas, podem ser conferidos na publicação disponível no botão ao lado para download. Assim como os três primeiros painéis, que foram transmitidos pelas redes sociais das organizações realizadoras, e seguem integralmente abaixo.

A edição foi realizada em parceria com Instituto Clima e Sociedade (iCS), Clima de Eleição, Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).

Edição 2019

Inovações no Legislativo

A primeira edição do Gabinete de Inovação foi realizada em setembro de 2019, em Brasilía, e contou com a participação de 39 chefes de gabinetes de mandatos de vereadores (11), deputados estaduais (10), deputados federais (16) e senadores (2), de 12 partidos diferentes.

Durante o encontro, foram realizados os painéis “Inovação no Legislativo” e a “A experiência do mandato de Pedro Kumamoto (México)”, seguidos de diversas dinâmicas e rodas de conversa com os participantes, nas quais foram mapeadas inovações políticas aplicadas em seus mandatos.

Esta edição foi realizada com o apoio do WWF-Brasil e Consulado do Canadá.

Ficou alguma dúvida?

Feito com ❤️ pelo Instituto Update e Pacto pela Democracia | Todo o conteúdo deste site está disponível em Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.