A próxima edição do Gabinete de Inovação terá 6 encontros onlines, realizados em abril e maio de 2022, direcionados para primeiros mandatos de vereadoras e vereadores (eleitos em 2020) comprometidos com a agenda climática e socioambiental.
Em um formato híbrido, com palestras e discussões entre o grupo de participantes, a nova edição busca inspirar mandatos a partir de experiências relevantes e conectá-los a especialistas da área socioambiental. O objetivo é contribuir com a construção das metas municipais na NDC brasileira no Acordo de Paris e fortalecer os legislativos municipais frente à ação climática, oportunizando um espaço de diálogo e de fortalecimento de alianças entre gabinetes com visões, origens e espectros políticos diversos.
A edição 2022 do Gabinete de Inovação é uma realização do Instituto Update e Pacto pela Democracia, em parceria com Instituto Clima e Sociedade (iCS), Clima de Eleição, Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).
Presidente do Instituto Talanoa
Diretora executiva da Nossa América Verde
Geógrafo, pesquisador IYALETA – Pesquisa, Ciência e Humanidades e coordenador do projeto “Amazônia Legal Urbana”
Engenheira ambiental, pesquisadora e consultora climática no Instituto de Referência Negra Peregum
Coordenadora Adjunta de Cooperação Internacional da Cidade do Rio de Janeiro
Susana Muhamad, ativista ambiental e concejala (vereadora) de Bogotá.
Encontro no Zoom (exclusivo para mandatos inscritos)
*NDCs – sigla em inglês para Contribuições Nacionalmente Determinadas, representa os compromissos e metas climáticas de um país no Acordo de Paris.
Encontro no Zoom (exclusivo para mandatos inscritos)
Encontro no Zoom (exclusivo para mandatos inscritos)
As vagas são para chefias de gabinete, coordenação de mandatos ou assessorias parlamentares na agenda socioambiental. Serão aceitas inscrições das/os próprias/os vereadoras/es no caso em que elas ou eles não contem com esses perfis em suas equipes.
O Gabinete de Inovação é um programa de fortalecimento de conexões e trocas entre mandatos do legislativo brasileiro por meio de encontros temáticos e produção de conteúdo. Reúne chefias de gabinetes, coordenações institucionais e assessorias parlamentares de mandatos das casas legislativas para compartilharem e construírem caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros.
Promove intercâmbio de experiências sobre inovação no exercício legislativo.
Proporciona um espaço de diálogo e de fortalecimento de alianças entre gabinetes com visões, origens e espectros políticos diversos.
Inspira a partir de experiências inovadoras de mandatos legislativos.
Mapeia inovações nos parlamentos brasileiros.
A primeira edição do Gabinete de Inovação foi realizada em setembro de 2019, em Brasilía, e contou com a participação de 39 chefes de gabinetes de mandatos de vereadores (11), deputados estaduais (10), deputados federais (16) e senadores (2), de 12 partidos diferentes.
Durante o encontro, foram realizados os painéis “Inovação no Legislativo” e a “A experiência do mandato de Pedro Kumamoto (México)”, seguidos de diversas dinâmicas e rodas de conversa com os participantes, nas quais foram mapeadas inovações políticas aplicadas em seus mandatos.
Esta edição foi realizada com o apoio do WWF-Brasil e Consulado do Canadá.
A segunda edição aconteceu em encontros virtuais realizados em abril de 2021, e contou com a participação de chefias de gabinetes e coordenações de primeiros mandatos de vereadoras e vereadores, eleitos em 2020, comprometidos com a agenda climática e socioambiental.
Durante os encontros, as e os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, relatar desafios que têm enfrentado e conhecer exemplos apresentados por outros legisladores e especialistas sobre os temas: “O papel do legislativo municipal no combate às mudanças climáticas”; “Recuperação econômica com justiça social e ambiental”; “A experiência das Frentes Parlamentares Ambientalistas; “Racismo, Gênero e Clima” e “Mobilização e Comunicação”, além do “Lançamento do Banco de Boas Práticas RAPS”.
Esta edição foi realizada com o apoio da Base.Lab, Clima de Eleições, Instituto Clima e Sociedade, Legisla Brasil, Purpose e Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).
Feito com ❤️ pelo Instituto Update e Pacto pela Democracia | Todo o conteúdo deste site está disponível em Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.