O Gabinete de Inovação é um laboratório que reúne mandatos das casas legislativas de todo o país para construírem caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros. Uma iniciativa do Instituto Update e Pacto pela Democracia.

EDIÇÃO 2022:
Emergência climática nas cidades

A próxima edição do Gabinete de Inovação terá 6 encontros onlines, realizados em abril e maio de 2022, direcionados para primeiros mandatos de vereadoras e vereadores (eleitos em 2020) comprometidos com a agenda climática e socioambiental.

Em um formato híbrido, com palestras e discussões entre o grupo de participantes, a nova edição busca inspirar mandatos a partir de experiências relevantes e conectá-los a especialistas da área socioambiental. O objetivo é contribuir com a construção das metas municipais na NDC brasileira no Acordo de Paris e fortalecer os legislativos municipais frente à ação climática, oportunizando um espaço de diálogo e de fortalecimento de alianças entre gabinetes com visões, origens e espectros políticos diversos.

A edição 2022 do Gabinete de Inovação é uma realização do Instituto Update e Pacto pela Democracia, em parceria com Instituto Clima e Sociedade (iCS), Clima de Eleição, Frente Parlamentar Ambientalista dos Vereadores e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).

Confira a programação:

Painéis

Oficinas

Participe

As vagas são para chefias de gabinete, coordenação de mandatos ou assessorias parlamentares na agenda socioambiental. Serão aceitas inscrições das/os próprias/os vereadoras/es no caso em que elas ou eles não contem com esses perfis em suas equipes.

Sobre

O Gabinete de Inovação é um programa de fortalecimento de conexões e trocas entre mandatos do legislativo brasileiro por meio de encontros temáticos e produção de conteúdo. Reúne chefias de gabinetes, coordenações institucionais e assessorias parlamentares de mandatos das casas legislativas para compartilharem e construírem caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros.

Promove intercâmbio de experiências sobre inovação no exercício legislativo.

Proporciona um espaço de diálogo e de fortalecimento de alianças entre gabinetes com visões, origens e espectros políticos diversos.

Inspira a partir de experiências inovadoras de mandatos legislativos.

Mapeia inovações nos parlamentos brasileiros.

Edições anteriores

Edição 2019

A primeira edição do Gabinete de Inovação foi realizada em setembro de 2019, em Brasilía, e contou com a participação de 39 chefes de gabinetes de mandatos de vereadores (11), deputados estaduais (10), deputados federais (16) e senadores (2), de 12 partidos diferentes.

Durante o encontro, foram realizados os painéis “Inovação no Legislativo” e a “A experiência do mandato de Pedro Kumamoto (México)”, seguidos de diversas dinâmicas e rodas de conversa com os participantes, nas quais foram mapeadas inovações políticas aplicadas em seus mandatos.

Esta edição foi realizada com o apoio do WWF-Brasil e Consulado do Canadá.

Edição 2021

A segunda edição aconteceu em encontros virtuais realizados em abril de 2021, e contou com a participação de chefias de gabinetes e coordenações de primeiros mandatos de vereadoras e vereadores, eleitos em 2020, comprometidos com a agenda climática e socioambiental.

Durante os encontros, as e os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, relatar desafios que têm enfrentado e conhecer exemplos apresentados por outros legisladores e especialistas sobre os temas: “O papel do legislativo municipal no combate às mudanças climáticas”; “Recuperação econômica com justiça social e ambiental”; “A experiência das Frentes Parlamentares Ambientalistas; “Racismo, Gênero e Clima” e “Mobilização e Comunicação”, além do “Lançamento do Banco de Boas Práticas RAPS”.

Esta edição foi realizada com o apoio da Base.Lab, Clima de Eleições, Instituto Clima e Sociedade, Legisla Brasil, Purpose e Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).

Ficou alguma dúvida?

Realização

Feito com ❤️ pelo Instituto Update e Pacto pela Democracia | Todo o conteúdo deste site está disponível em Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.